top of page

Atividade Projeto & Construção

Todos os projetos têm capacidade de ser construídos ?

Nesse semestre 2017.2 nas matérias de tecnologia da edificação III e Projeto Arquitetônico IV foi proposto uma nova atividade aos estudantes da 5º fase do curso de Arquitetura e Urbanismo à projetar e construir uma estrutura na escala humana. E com isso foram separados em grandes grupos para haver maior possibilidade de construir, já que também nos foi proposto medições 2x2x2 e materiais limitados. Nosso desafio neste momento era: como fazer aquela estrutura ficar de pé ?

CONCEITO

O conceito e a ideia saíram de projetos feitos na matéria de Projeto Arquitetônico IV, que se direcionava à habitar e como seria esse habitar. Das diferentes representações selecionamos dois deles e fizemos uma junção de método construtivo e forma, sempre pensando em ser funcional e de uso coletivo.

PROCESSOS

Na primeira parte foram tiradas medidas do perfil da estrutura e analisados as melhores angulações para o esforço do peso e conforto à quem utilizar. Para essa primeira montagem o tamanho das ripas tinham de ser maiores, então, evitando muitas ripas apenas em um perfil utilizou-se das maquinas de corte pertencentes à Maquetaria para fazer encaixes nas peças. Esses encaixes dão maior rigidez a estrutura, além de um acabamento diferenciado.

Após a finalização da estrutura principal, os elos dela não foram o suficiente para dar rigidez as laterais qualquer leve esforço conseguiria sacudir todo o mobiliário podendo levar a sua ruína, necessitando então de outra solução para contraventamentos. Uma barra de madeira (fora do projeto) segurando a parte traseira e outras 4 ripas menores cortadas as pontas à 45º na parte superior. E por ultimo duas tabuas de madeira parafusadas nas partes que conformariam o banco, que a principio ficaria sobre as ripas desconfortáveis ao usuário. Todos os processos passaram por testes ergométricos modelando a estrutura ao mais confortável possível.

PROJETO

ENCAIXES

ESTRUTURA

MOBILIÁRIO

COLOCAÇÕES

A atividade ajudou a entendermos quanto pode ser vasta as soluções de construção, como a madeira com encaixes é tão quanto resistente ou mais que apenas parafusos. E que sempre tem de ter um cuidado com o quantitativo de materiais, contraventamentos e ordem de execução da obra.

GRUPO:

Gabriel Machado da Rosa, Marcos Roberto Pauli, Yasmin Luana Fischer, Diogo Gonçalves da Silva, Julia Hoffmann Buratto, Nathália Evellyn Schmitt Santos, Matheus Augusto Muniz Ferreira, Waléria Larissa Corrêa da Silva e Felipe da Nova Zatariano.

ORIENTAÇÃO:

Ricardo Socas Wiese, Edi Assini Junior e Salesio Da Cruz Gaia.


bottom of page